quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Giro Casa Vogue – Outubro de 2012

Em outubro, o Giro Casa Vogue uniu três grandes cidades brasileiras – Rio de Janeiro, Fortaleza e Curitiba – na companhia de quatro arquitetos experientes que garimpam o que há de melhor em cada cidade: Paloma Yamagata, que revelou segredos da capital carioca; Marcus Novais, que mostrou o universo do décor em Fortaleza; e a dupla Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande, que apontou os melhores endereços da decoração em Curitiba.




Espaço não era o problema na cobertura de 700 m², de frente para a praia de Icaraí, em Niterói, RJ. O que incomodava os proprietários, um casal de empresários com dois filhos adolescentes, era a distribuição do imóvel, que já não atendia mais às suas necessidades. A arquiteta Paloma Yamagata idealizou, então, uma nova planta, com o primeiro pavimento dedicado ao casal e às atividades sociais da família, o segundo, exclusivo para os filhos, e o terceiro, inteiramente voltado ao lazer.

Após a reforma, que durou um ano, o casal passou a usufruir de duas suítes, que dividem o primeiro andar com a adega, o living e uma generosa sala de jantar para 12 pessoas, acompanhada de um piano e uma varanda com vista para a Baía de Guanabara. Anexo, há outro ambiente muito especial: uma cozinha gourmet integrada à sala de jantar. “Fiz questão de adotar tons neutros em toda a ala social para torná-la versátil e descontraída”, explica a profissional. As cores aparecem apenas em alguns pontos, como nas almofadas de seda espalhadas pelos sofás.

No setor planejado para os filhos, Paloma criou uma disputada sala de jogos e três suítes, sendo uma delas para hóspedes. Na cobertura, a arquiteta fechou parte do terraço com uma pérgola envidraçada, criando ali um canto tranquilo que convida ao descanso e a uma boa conversa. “Como é uma área voltada ao relax, optei por um estilo quase rústico e bastante acolhedor, com móveis de madeira e outros de fibra sintética, a exemplo de um grande sofá e uma confortável chaise que oferece encosto com regulagem de altura”, conta.


A seguir, Paloma Yamagata indica um seleto roteiro de lojas de decoração no Rio de Janeiro e em Niterói.





Debruçado sobre a orla da capital cearense, o apartamento reformado e decorado pelo arquiteto Marcus Novais desfruta de luz natural e da vista da paisagem em praticamente todos os ambientes. Seus proprietários,um casal de empresários do segmento de moda e seus dois filhos.

A ideia era transformar o antigo imóvel numa residência arejada e com muito conforto, ideal para a própria família e para receber os amigos. A proposta de decoração neutra foi feita para durar, sem interferência de modismos. “Como o casal já vive cercado por um universo de cores e estampas no dia a dia do trabalho, ambos queriam que, em casa, os espaços fossem acolhedores e tranquilos”, conta o arquiteto.


Marcus apostou em novos revestimentos, numa composição de painéis de madeira, tecidos e papéis, além do mármore Navona natural que se estende por todo o piso. O resultado – uma base clássica e sofisticada – se tornou o pano de fundo perfeito para receber o mobiliário de design, como o banco Marquesa, de Oscar Niemeyer, um móvel de linhas delicadas que integra living e varanda, sem esconder a vista do mar de Fortaleza. No fundo, três poltronas Diz, de Sergio Rodrigues, completam o espaço acolhedor na área externa.


A seguir, Marcus Novais indica suas lojas de decoração preferidas em Fortaleza.






Carta branca para criar. Foi assim que a dupla de arquitetos Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande iniciou o projeto de decoração e paisagismo desta casa de 800 m², localizada em um condomínio nos arredores de Curitiba. O mobiliário de linhas retas e materiais modernos privilegia e tira proveito da intensa luminosidade da arquitetura, por meio do uso do vidro e das superfícies laqueadas. “Procuramos aproveitar ao máximo a luz natural, aumentando o vão das janelas”, conta Casagrande.

A casa tem três pavimentos e ambientes generosos. No subsolo, ficam a garagem e o espaço fitness e, no primeiro andar, três quartos e a suíte máster, com direito a uma ampla varanda. Mas é no térreo que tudo acontece: lá estão o grande living com home theater, o escritório e a sala íntima com cozinha gourmet.


“Toda a base da casa é branca, piso e teto, e utilizamos alguns painéis e papéis de parede para texturizar e dar volume ao décor”, explica Luiz Maganhoto. “Um projeto com toques clássicos de branco e preto, mas com um apelo bastante atual, com muita circulação, vãos livres, pé-direito alto e ambientes integrados. Enfim, uma casa para ser curtida e aproveitada durante todo o ano”, completa.


A sala de jantar, por sua vez, é clean e possui poucos elementos – destaque para a mesa de jantar, de vidro, da designer Jaqueline Terpins, as poltronas Charles, de Sergio Fahrer, e o bufê Milímetro, de Silvio Romero. As luminárias altas, com cúpulas pretas, assinadas por Pedro Mendes, dão um ar de sobriedade ao espaço. Em todos os ambientes, o colorido fica por conta dos vasos vermelhos, também da autoria de Terpins, que assina ainda os dois aparadores de vidro que separam o jantar do estar.



A seguir, Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande indicam endereços no circuito curitibano da decoração.







Nenhum comentário:

Postar um comentário